O Minuto é Um Milagre Que Não Se Repete (2010)

Ao observar O Minuto é O Milagre que Não Se Repete fui remetido imediatamente ao documentário Peixe Morto, produção que também é oriunda de uma pesquisa acadêmica. Há muita expectativa, minada quando nos colocamos diante do filme para averiguá-lo. A vantagem desta realização sobre a icônica Rádio Relógio Federal é que a qualidade do material é muito superior, muito porquê a transporte narrativa, mas ainda assim, ao observar, sentimos que há uma potencial história latente, pronta para ser entregue ao público, o que acontece de maneira relativamente mediana, sem qualquer momento de plenitude diante de um tema tão fascinante.



Por ter circulado no Festival de Cinema Universitário, além do Festival do Rio de 2010, o documentário ganhou alguma projeção e circulou para ambientes que extrapolaram os feudos das universidades, ponto que ganha destaque crítico ao analisarmos o material. Eis a questão: se é para apresentar alguma coisa que ultrapasse a secretária examinadora, por que não tornar o documentário mais interessante para o grande público? Neste quesito, O Minuto é O Milagre que Não Se Repete fica devendo muito.

A Rádio Relógio Federal, porquê indigitado, funcionou entre as décadas de 1960, 1970 e 1980, sendo reconhecida e se tornado uma emissora memorável ao transmitir a hora de minuto a cada minuto, numa quadra em que as pessoas não possuíam relógios porquê atualmente. Com o famoso slogan “A Toda Hora com Você”, a rádio funcionava por meio do prefixo ZYJ465, na frequência AM580Khz, tendo inclusive aparecido em determinados trechos sonoros da adaptação cinematográfica de A Hora da Estrela, nas cenas em que a protagonista do romance de Clarice Lispector mantinha-se antenada nas curiosidades que eram apresentadas entre os segundos que intercalavam a informação da hora.

Com depoimentos de Cynthia Dornelles (ouvinte), Tavares Borba (locutor), Luiz Alberto Boing e Luiz César Feijó, especialistas em estudos acadêmicos sobre rádio, o documentário reúne um lio de pessoas que fazem secção de três instâncias de um veículo de notícia popular e de grande abrangência: o receptor, o emissor e o comentador crítico da historiografia e dos elementos que compõem a linguagem do rádio.

Dirigido e escrito por Leonardo Souza, idealizador da pesquisa, O Minuto é Um Milagre que Não Se Repete é um curta-metragem com edição do próprio realizador, profissional de cinema que contou com a transporte sonora básica de Ivan Mussa e a direção de retrato pouco inspirada de Mariana Martins, num trabalho que entrega os clássicos e pouco interessantes enquadramentos recuados com objetos para conceber a profundidade. Tradicional e sem um estilo próprio, o documentário mantém o tom morno do início ao final.

Ao longo dos depoimentos, questões relevantes sobre a relação entre a Publicidade e o Jornalismo são mencionadas, muito porquê a valor da entonação e do tratamento vocal porquê recursos para se tornar um locutor muito sucedido e possuinte de uma relação magnética com o público. A rica história do rádio no Brasil envolve muitas memórias e levante é o ponto nevrálgico da produção, uma realização que pode tem porquê título a título de autoria desconhecida, elemento “corolário” do depressa século XXI.

Um dos depoimentos mais relevantes é o de Tavares Borba, ao reportar Cesar Ladeira porquê idealizador da rádio fundada em 1956. Famoso radialista brasílico, Ladeira ficou divulgado porquê a voz da Revolução Constitucionalista em 1932, vindo a se tornar um dos mais profícuos locutores da Era de Ouro da Rádio Brasileira. Responsável por fabricar os apelidos “a pequena notável” e “a pequena proporção dez”, para Carmem Miranda e Emilinha Borba, respectivamente, o radialista viajou aos Estados Unidos e foi lá que teve chegada que que os estadunidenses chamavam de “rádio serviço”. Não demorou, trouxe a teoria ao Brasil.

De volta ao que concerne a expressividade na rádio, questão brevemente comentada por um prova, é preciso que o testemunha que assiste ao teor com um direcionamento didático mantenha-se antenado com o excerto, pois se trata de um campo novo de estudos, atribuído ao sentido das mensagens emitidas por um sujeito, de pacto com as regras da emissora: pausas, sonância, pronunciação, taxa de elocução e respiração, etc. São questões externas ao documentário, mas que gravitam em torno de sua temática.

O Minuto é Um Milagre Que Não Se Repete (Brasil – 2010)
Direção: Leonardo Souza
Roteiro: Leonardo Souza
Elenco: Cynthia Dornelles, Tavares Borba, Cesar Ladeira, Luiz Alberto Boing, Luiz César Feijó
Duração: 15 min




© 2019 Luís Eduardo Alló | TOR | Fórum | WikiAlló | Social | Privacidade| contato | Sobre |

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Luís Eduardo Alló