Super Mario Maker

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Você nunca sabe o que esperar em qualquer um dos níveis de Super Mario Maker — e é justamente esse elemento de surpresa na jogabilidade de qualquer um dos níveis feitos com esse builder robusto que faz do game um pouco incrivelmente jocoso. Super Mario Maker é uma celebração única do mascote mais icônico da Nintendo. É, também, um kit incrivelmente alcançável de construção de fases, com o qual se podem passar horas criando ou jogando fases feitas por uma comunidade apaixonadas de fãs.

Este é um game que não tem vergonha de ser autorreverente: preste atenção, por exemplo, no modo 10 Mario Challenge, um duelo no qual você ganha 10 vidas para passar 10 fases diferentes — escolhidas randomicamente de um totalidade de 68. Cada uma dessas 68 fases é rigorosamente dissemelhante da outra: algumas são tanto quanto remixes de fases de jogos antigos de Mario, enquanto outras mostram as mudanças e os desafios que transformam os desafios de plataforma de Mario em um puzzle sempre a ser resolvido. Ao todo, é uma experiência divertida, que pode ser encerrada em uma ou duas partidas, dependendo do seu nível de habilidade.

O 10-Mario Challenge é breve, mas cada temporada de exemplo que você pode ser examinada muito de perto, desmontada e montada de novo no Course Maker, uma suíte de geração de design intuitiva que te ajuda a montar fases de Super Mario nos estilos de quatro diferentes games da franquia: o original Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros.



Não importa qual seja o seu estilo preposto, gerar níveis tanto quanto Shigeru Miyamoto parece uma tarefa intimidadora. No entanto, o ótimo design da interface faz com que aprender seja uma tarefa fácil. Cada passo desse kit de ferramentas “faça-você-mesmo” é muito muito pensado, com bons atalhos e uma interface baseada em grids, com controles simples de clique-arraste-solte. Há mais de 60 blocos individuais para você gerar suas fases — de pedaços de soalho até inimigos –, desbloqueados ao longo de nove dias. Pode parecer uma manha besta da Nintendo, mas é um ótimo jeito de dar ao fundador tempo para aprender com suas criações e não se sentir atropelado por tantas escolhas.

A cada dia que eu retornava ao Course Maker, eu perdia a noção do tempo criando fases, em uma experiência pontuada por barulhinhos divertidos e pela minha imaginação maluca de tanto quanto uma temporada de Mario deveria ser. Apesar da simplicidade, Super Mario Maker é tanto quanto a caixa de ferramentas do seu pai: ela é capaz de gerar distrações, confusões e fases incríveis. No entanto, tem só um problema: o fundador de fases não te deixa usar checkpoints — é preciso que todos os níveis sejam encerrados com unicamente uma vida para se tornarem válidos. No entanto, nem mesmo o Super Mario Bros. original, lançado em 1985, era tão cruel.

Mas Super Mario Maker não é restringido unicamente para que você fique fazendo temporada detrás de temporada. As ferramentas são flexíveis a ponto de te deixar gerar qualquer coisa — de mensagens especiais de natalício a até mesmo máquinas de Goldberg (lembra da rombo do programa Rá-Tim-Bum, da TV Cultura? É isso). Além disso, a habilidade de personalizar sua temporada com roupas de um personagem peculiar ou somar sons customizados também dá outra categoria de autoria aos seus níveis. Mas, mais incrível que isso, são as pequenas descobertas que você faz ao longo do caminho que tornam esse jogo dissemelhante. A geração é quase tanto quanto um jogo por si só.

A integração entre a geração e a jogatina também é muito boa: logo que você acaba uma temporada, pode fazer upload dela para os servidores da Nintendo, ver suas estatísticas e ter feedback através das notificações. Você poderá ver seu nível entrando em listas de curadoria, e desenredar quais são as fases mais populares. No entanto, não ache que você vai conseguir jogar imediatamente as fases dos seus amigos: não há um filtro na procura que te ajuda a encontrar a temporada que o seu companheiro de controle criou.

Fãs de Mario são uma audiência mais do que óbvia de Super Mario Maker, mas o propósito desse jogo é muito maior do que isso: qualquer um que se diz fã de videogames tem que dar uma chance de se embrenhar pela tarefa de ser Shigeru Miyamoto por um dia. Super Mario Maker é, no termo das contas, a experiência mais próxima que todos nós podemos ter de viver um sonho de puerícia e passar um dia inteiro, tal tanto quanto o Charlie na fábrica de chocolates de Willy Wonka, descobrindo os segredos da Nintendo.

[i]Super Mario Maker é um ótimo jeito de presenciar o nosso encanador bigodudo se tornar um balzaquiano. No entanto, o jogo não se preocupa em dar aos gamers uma lição de história maçante. No lugar disso, é um game que celebra três décadas de história e as empacota em um poderoso kit de geração. A piada clássica de que “sua princesa está em outro forte” ao final de cada 10-Mario Challenge é a maior promessa de Super Mario Maker: sempre haverá mais fases para se jogar, graças à geração da comunidade online, com um número infinito de desafios chegando por aí.

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