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Após crítica de Carlos Bolsonaro, BB libera anúncio em site acusado de fake news

O Banco do Brasil retirou na quinta-feira, 21, o veto ao site Jornal da Cidade Online para receber publicidade do banco depois o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), prole do presidente da República, Jair Bolsonaro, possuir criticado a medida. A espaço de marketing e notícia do BB, de quem gerente é Antonio Hamilton Rossell Mourão, prole do vice-presidente Hamilton Mourão, considerou exagerado o bloqueio e retomou a permissão para que o site, desempenado à direita conservadora, receba publicidade do banco. A decisão, no entanto, não foi divulgada.

O presidente do BB, Rubem Novaes, disse à reportagem que não concordou com a restrição e que o site não deveria ser punido.

{Como} mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, na quarta-feira, Carlos Bolsonaro criticou a atitude da espaço de notícia do BB de vetar anúncios no site.

“Marketing do @BancodoBrasil pisoteia em mídia selecção que traz verdades omitidas. Não falarei {nada} pois dirão que estou atrapalhando… agora é você vincular os pontinhos mais uma vez e eu colher de novo, com muito orgulho! Obs: não conheço ninguém do @JornalDaCidadeO”, escreveu o prole do presidente Jair Bolsonaro no Twitter.

O banco foi informado de que estava monetizando o site pelo Sleeping Giants Brasil. Trata-se de um perfil no Twitter que alerta empresas quando suas publicidades estão em sites com teor racista ou de fake news. Nesse caso, o perfil comunicou o banco pela rede social de que sua publicidade estava numa página conhecida por espalhar fake news e, ainda, que é contra o isolamento social para combater a pandemia do coronavírus.

O Jornal da Cidade Online publicou pelo menos oito textos que foram desmentidos pelo Verifica.

Em nota, o editor do Jornal da Cidade Online afirmou que a escolha do site para veicular o pregão deriva do “considerável número de acessos” no Estado. “Quanto às verificações realizadas pelo , foram matérias que, de concordância com as agências verificadoras, continham algumas imprecisões. Tanto é que foram prontamente corrigidas.”

TCE-MS

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul determinou a exclusão de pregão publicitário da Incisão que vinha ocorrendo veiculado no Jornal da Cidade Online. O pregão foi excluído na noite de quarta. A peça publicitária era sobre medidas do TCE-MS relacionadas à capacitação de gestores no combate ao coronavírus.

Em nota, o Jornal da Cidade Online afirmou que a prefeitura e a Câmara de Campo Grande, além de empresas privadas do Estado, divulgaram campanhas na página. A presença do pregão da mesma forma foi destacada pelo Sleeping Giants Brasil.

A assessoria da Incisão informou que o presidente do órgão, Iran Coelho das Neves, ordenou à filial de publicidade responsável pela campanha que suspendesse a divulgação no site.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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